terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os benefícios da corrida!

Amadicas, é muito bom viajar, mas também é ótimo voltar pra casa e pra rotina. Ainda mais, quando a rotina inclui atividades físicas. A tag "saúde" andava meio sumida, mas à pedidos, está de volta!
Desde que passei a correr diariamente, senti diferenças significativas, no meu dia-a-dia, na minha rotina, humor e corpo. Além disso, correr é muito mais prazeroso (pelo menos para mim) do que ir para a academia (faço um grande esforço).
Bom, por todos os beneficios que a corrida causa na minha vida e como gosto muito de ler sobre esse tipo de assunto, resolvi trazer um artigo muito banaca que li a respeito:
 
"Não é novidade para ninguém que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde e melhora a qualidade de vida. Com a corrida não é diferente, e cerca de 25 ganhos fisiológicos são gerados graças à realização frequente desta atividade.
“Se a prática da corrida for regrada, traz grandes benefícios para a saúde e ajuda as pessoas a diminuírem o risco de doenças”, afirma o mestre em fisiologia do exercício Paulo Correia, que é fisiologista da Unifesp.
Entre os principais benefícios gerados com a corrida destacam-se o aumento do débito cardíaco máximo, diminuição da frenquencia cardíaca de repouso, melhora da circulação coronariana e o auxílio a prevenção do acidente vascular cerebral, da hipertensão arterial e da doença coronária.
Correr também favorece o aumento da massa muscular, fortalece os tendões, ligamentos e articulações, auxilia o combate à osteoporose e o controle do peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão. Além disso, observa-se também o estímulo ao fim de hábitos nocivos, como o uso de álcool e cigarros.
“Quem pratica a corrida com o intuito de ter uma vida mais saudável precisa fugir dos hábitos inadequados, como beber e fumar, e deve comer mais frutas e manter uma boa alimentação”, orienta Correia.
Para que haja ganhos, é preciso correr uma distância ou tempo suficiente para se estimular as adaptações fisiológicas, mas sem exagerar a ponto de ocasionar lesões. De acordo com o fisiologista Sérgio Oliveira, uma hora de exercícios diários seria o ideal para se alcançar os benefícios.
“Trinta minutos é um tempo bom, mas o ideal é uma hora. Porém, quem é iniciante deve respeitar seus limites, intercalar a caminhada com a corrida e evoluir aos poucos”, diz Oliveira. “Alternar com exercícios de força e flexibilidade também é uma ótima opção para quem não pode correr todos os dias”, completa o fisiologista.
Já Paulo Correia alerta para a importância de também trabalhar com o controle dos batimentos cardíacos. “Quando uma pessoa corre dentro da faixa de 60% a 80% da frequência cardíaca máxima, ela obtém todos os benefícios para o corpo de forma segura e eficiente”, explica. “Um iniciante, apenas com a caminhada vai conseguir chegar a estes batimentos, mas, com o tempo ele precisará correr em um ritmo cada vez mais forte para alcançá-lo”, completa Correia, que afirma que o descanso também é um fator muito importante para se obter os benefícios fisiológicos da corrida.
“Descanso é dormir, e não ficar sentado vendo televisão. Depois de um treino, a condição física piora, a imunidade diminui e os músculos sofrem pequenas lesões. Quando dormimos, ocorre a recuperação de todo o organismo”, afirma.( Fonte: O2 Por Minuto Edição: F.C.12.05.2009)"
 
A minha perspectiva é mais amadora, mas mesmo assim válida. Gosto de correr entre 45 minutos e 1 hora, no início conseguia apenas 10 minutos e intercalando. O ritmo com o tempo vai aumentando, o corpo parece que "pede mais" a cada dia, o fôlego e a força também aumentam de maneira gradativa.
Adoro correr escutando música, o tempo parece que passa mais rápido e músicas agitadas auxiliam no ritmo.
O que melhora e já nos primeiros dias é o sono, passei a ter muito mais qualidade na hora de dormir.
Nada contra quem corre na esteira, mas correr na praia, não tem preço! Ainda mais se for no finzinho da tarde.
Além disso,  a questão de a cada dia que passa melhorar um pouco mais, o tempo, as distâncias e a velocidade faz super bem para a autoconfiança.
 
Enfim, correr é apaixonante! Beijos amadas !!

4 comentários:

  1. Queria ter mais força de vontade pra fazer isso, mas antes, eu preciso me acostumar com a caminhada..porque se eu começar correndo, não vai da certo. hehehe

    Beijos
    http://blablabladeblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Correr é maravilhoso!!!!

    http://portendencias.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro fazer atividades físicas como corrida para manter a forma e deixar a musculatura perfeita!

    André Santos!
    www.boletimdamoda.blogspot.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Correr é mesmo uma delícia, Lê! Eu adoro!


    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir