terça-feira, 25 de março de 2014

Consciência, consumo e otras cositas más...

Algum tempo atrás li alguma coisa em algum lugar (ótimo isso, né? haha). Enfim, li a seguinte frase em um enorme contexto de consciência e consumo: "Quanto mais se sabe sobre moda, menos se precisa". Essa frase permaneceu na minha cabeça, martelando durante alguns dias, até virar realidade e ação! Entrei numa "detox" de compras! Isso mesmo, meu salário agradeceu muito! Em breve vou contar sobre minhas técnicas e meios de escapar do consumo (a louca da psicologia).
Mas voltando a proposta do post, passei por uma longa fase, uns 3 anos ou mais, onde eu tinha que ter "tudo", resultado? Um guarda roupas transbordando, um acumulo de peças, muita coisa com etiqueta, meu salário todo em contas de roupas ou sapatos e um enorme "vazio" todos os meses. Vazio de dinheiro no meu caso haha. Mas brincadeiras à parte, um vazio sim, aquele de tristeza e ansiedade pós consumo.
A grande decisão de "desintoxicar" foi tomada quando comprei no mesmo dia, 5 pares de sapatos, sendo 3 deles na mesma cor. E ainda, escondi na mala do carro pra ninguém ver a "loucura", e acabei esquecendo completamente das compras!
Cena do clássico filme Delirios deconsumo de  Becky Bloom. Quem nunca?
Enfim, estou desintoxicando ainda, leva tempo, um enorme exercício diário e uma alta dose de determinação.  Tive alguns deslises nos últimos dias, mas vamos em frente! 
A verdade é que esse texto que mencionei, além de falar sobre consumo, consciência e uma porção de outros blablablas, dava uma dica super válida sobre "nossas preciosas e raras horas vagas". O texto aconselhava a organização do guarda roupas, exercitando a criatividade e montando novos looks com peças já existentes e dessa forma amenizando aquela sensação de "não tenho nada pra vestir".
Dica pessoal: fotografar esses looks, para que na hora do desespero matinal, você possa ter referências do que vestir.
Outro ponto citado era a questão do auto conhecimento em busca do estilo pessoal. A ideia é que com o passar do tempo, você fique menos refém das tendências e consequentemente das novas compras e saiba exatamente o que "faz a sua cabeça", ou melhor, qual seu estilo. Fazendo com que as peças já existentes em seu closet, possam combinar-se entre si, das mais variadas maneiras. 
E talvez, o exercicio mencionado que tenho mais "estudado" é: Escolha suas musas de estilo! Eleger, analisar e aprender com suas "musas". Se você gosta da forma que determinada pessoa se veste, significa que você gosta do seu estilo, então aprenda com ela/elas. Quanto mais você se auto conhecer, menos você se engana de que: "preciso daquilo, se não vou morrer".
São dicas simples que podem nos ajudar diariamente, não só no sentido de economizar, mas também a refletir sobre uma série de outras questões que envolvem o consumo. Nunca tinha feito esse tipo de publicação aqui no blog, espero que vocês tenham gostado! Um beijo!

2 comentários:

  1. preciso seriamente pensar sobre isso; mas quando abro meu guarda-roupa, nunca tenho o que vestir ;/ haha

    ResponderExcluir
  2. Lê, tou lendo um livro ótimo da Nina Garcia: "A estratégia do estilo - Guia pra fugir das armadilhas do consumismo fashion" e tou amando. É tipo uma reeducação, muito bom pra esses momentos de detox, haha. Me obriguei e pensar um pouco mais assim também, especialmente agora que estou desempregada, rs. E foi muito bom poder ver o quanto a gente não precisa ficar comprando tudo o tempo todo. Como sempre, adorei o post. Beijos!

    ResponderExcluir