segunda-feira, 10 de março de 2014

Eu indico: O Segredo do Chanel nº 5

Fui apresentada a essa palavra a pouquíssimo tempo, branding nada mais é do que uma história, um contexto que te faz consumir algo ou algum produto. E antes mesmo de se pensar em estudar o consumo e como funciona essa enorme indústria, Gabrielle Coco Chanel já dava aula sobre o assunto. Li uma matéria sobre o livro "O Segredo do Chanel nº5", o que me fez correr e compra-lo, encontrei  AQUI e indico para quem se interessa pela indústria, comercio e todo esse fantástico meio da moda.
Comecei a me interessar pelo assunto acerca de uma ano, quando já havia criado com mais  três sócias uma marca chamada Gurias Phynas, que inicialmente produzia t-shirts personalizadas. E hoje, tendo um pouco mais de conhecimento da causa graças ao livro, percebo que inconscientemente, ou talvez no instinto seguíamos, de forma bem amadora, alguns dos princípios basilares que o livro traz para que uma marca se consolide.
O livro é bem repetitivo na realidade, "vai e volta" várias vezes (se é que me entendem), mas não menos fascinante por isso. Para quem gosta de história é um prato cheio também, no contexto tanto da marca como da propria Gabrielle, que por muitas vezes se fundem, temos noção do que foram os anos que a França foi dominada pelos nazistas, na visão de uma jovem lutando para consolidar uma marca. 
Ainda, o que é muito marcante ao longo da narrativa, é a personalidade da "musa".  Sempre a frente de seu tempo, determinada, detalhista, exigente, revolucionária. O livro na realidade é uma visão geral desde a infância de Gabrielle, passando pela época que foi costureira, dançarina em um cabaré, seus primeiros anos como estilista e enfim, o nascimento da marca Chanel. 
Ao longo do texto, são nítidas as técnicas e porque não dizer, dicas de Gabrielle Chanel, para divulgar sua marca, entre elas estão: Procurar "os melhores" para lhe prestar assistência, no caso do perfume, Gabrielle procurou o melhor perfumista da região para criar a formula. 
Trabalhar com a exatidão cirurgica, Gabrielle buscava uma formula nova, diferente de tudo que já haviam visto (ou sentido), o Chanel nº 5, segundo a própria criadora, deveria ser exuberante e sensual e além disso, com "cheiro de limpeza". Sua exigência em relação a este padrão é que levou a marca a excelência. 
Outro ponto: "Lançar o produto" e quando ela fala sobre essa questão, quer dizer "em alto estilo". Apresentar o produto em uma festa, evento, convidar pessoas influentes e do meio, pessoas formadoras de opinião, que naturalmente usando do produto, farão propaganda. 
Mais um ponto fantástico: "Provocar as pessoas antes do lançamento". Deixar no ar coisas do tipo "vem aí", ou "aguardem o melhor perfume do mundo", fazem parte da lista Coco Chanel de divulgação e venda. Entre a lista, digo dicas, estão também: controlar os detalhes, trabalhar muito no início até que a marca se consolide e até que você possa pagar pessoas de confiança para fazer esse exigente controle. E também valorizar o simbolo, ou logotipo da marca, espalhar o máximo possível, cercando de atitude e personalidade, criando uma verdadeira atmosfera de "preciso comprar tal coisa para ser legal". 
Enfim, indico a leitura! Realmente acredito que marcas não se consolidam sozinhas e que sorte neste ramo não se aplica. O livro é ótimo não só para quem cria uma marca, mas também para quem se interessa na Coco Chanel, diva maior do cenário fashion. Um beijo, espero que tenham gostado!

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